segunda-feira, 1 de abril de 2013

O PROBLEMA DA MANDIOCA


Numa postagem recente do blog do William Fernandes a farinha de mandioca foi chamada de “ouro do nordeste,” em vista do elevado preço do produto no momento atual. Aqui em Chapadinha, o preço do quilo oscila entre 7,50 e 8,00 reais; em São Luiz, o preço varia entre 10,00 e 12,00 reais até agora na última semana de março passado.

Segundo alguns agricultores da região de São Bernardo-MA, - com quem conversei pessoalmente, atualmente, até a haste da mandioca ( o caule – chamado maniva) começa a ser alvo de ladrões que estão roubando até os pedaços plantados, levando-os para plantarem em outras roças. Um determinado agricultor planta durante o dia, e logo que vão embora, os ladrões vêm atrás roubando das covas todas as sementes plantadas (pedaços de pau-maniva).

Outros, estão invadindo roças que possuem plantações de mandioca já desenvolvidas, e estão cortando os caules (maniva) das mandiocas e levando-os para sí, (meu pai é um dos que teve a roça devastada por tais vândalos). Portanto, parece que com o preço da farinha de mandioca nas alturas, finalmente muitos que haviam deixado de plantar mandioca, finalmente, parece que estão começando a voltar para recomeçarem a produzir o escasso produto – que agora é ítem da mesa dos ricos.

Portanto, esperamos que com mais gente plantando mandioca, os preços da farinha voltem a se estabilizar o mais breve possível e que o problema da mandioca seja logo resolvido para uma melhor composição da mesa dos nordestinos brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário